Nossos Projetos | Energias Renováveis

Projetos para compensação de carbono

Projetos com energias renováveis

Álcool e Biodiesel, biogás, painéis solares e turbinas de vento estão entre as possíveis soluções para iluminar casas, transportar pessoas e preparar alimentos sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações

A queima de combustíveis fósseis gera 60% das emissões de carbono no mundo. A geração de eletricidade e calor para indústrias e edifícios, além dos transportes emitem aproximadamente 7 Bilhões de toneladas de carbono na atmosfera todos os anos.
O Brasil é privilegiado, pois 76% energia elétrica gerada no sistema nacional é de origem hidráulica. No entanto, considerando toda a energia utilizada no país, incluindo transportes e indústrias, a participação cai para 14% aproximadamente. Somando-se os derivados de cana e biomassa, a participação das fontes renováveis 39% do total.

energia solar

Energia Solar

O Sol é o mais importante recurso renovável existente. Para capturar sua energia, células fotovoltaicas absorvem a energia da LUZ do sol e provocam a agitação de elétrons em semicondutores, produzindo energia.
Diversas instalações de painéis fotovoltaicos em grande escala estão sendo planejados e construídos. Uma instalação de 500 MW pode abastecer aproximadamente 300.000 famílias ocupando uma área equivalente a 2 campos de futebol.

Econômico

A energia solar ainda é cara e o abastecimento é intermitente. No entanto, seu uso pode ser economicamente interessante pois novas tecnologias para painéis solares já podem substituir janelas ou telhados, fazendo parte do próprio design da edificação.

Ambiental

Além da eliminação do consumo de combustíveis fósseis, a redução da transmissão e distribuição da eletricidade também elimina emissões de SF6 e N2O, importantes gases estufa.

Social

Reduz a dependência de combustíveis fósseis e diversifica a matriz energética.

energia eólica

Energia Eólica

Turbinas de vento estão em crescente melhoria de eficiência e capacidade de produção de eletricidade. As turbinas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica e ainda permitem a ocupação de uma imensa área para atividades agrícolas em sua base.
Algumas usinas são construídas na costa marítima, no meio do mar, onde o vento é mais forte e estável.
A energia eólica quadruplicou entre 1999 e 2005 e já representa 1% da energia consumida no mundo. O uso de energia eólica cresceu 18% na Europa e 27% nos Estados Unidos em 2005. Na Dinamarca, a energia dos ventos já representa 20% do consumo total de sua população.

Econômico

O preço das turbinas está em declínio e o custo de produção pelos ventos está também está caindo, pois o sistema não gera poluentes atmosféricos nem líquidos, nem lixo e também não degrada os recursos naturais.

Ambiental

Existem preocupações com impactos sobre a fauna, pois há casos de morte de pássaros atraídos pelas turbinas. Estudos mostram que para cada 10.000 pássaros mortos por atividades humanas, 1 delas é devido às turbinas.

Social

É um investimento economicamente viável mesmo em situações de infra-estrutura limitada, sobretudo em zonas mais pobres.

Biocombustíveis

Biocombustíveis

Biodiesel e álcool são tipos de biocombustíveis que estão sendo cada vez mais utilizados no mundo todo.
A utilização dessas fontes alternativas ocorrem principalmente em veículos.
No Brasil, maior produtor de etanol do mundo, existem planos para substituir até 40% do volume total de gasolina. A produção de cana-de-açúcar foi alavancada pela importância dos biocombustíveis para a sustentabilidade da matriz de transportes.
O biodiesel é obtido por meio da transformação do óleo vegetal de soja, mamona, pinhão-manso, etc.

Econômico

Nos pólos produtores de etanol, como o Estado de São Paulo, o custo por quilômetro rodado é mais baixo para o combustível renovável.

Ambiental

O uso de etanol pode reduzir em até 40% as emissões de CO2 por quilômetro quando comparado aos derivados de petróleo.

Social

Há controvérsias sobre os impactos sociais da produção de alguns biocombustíveis, mas a redução da dependência do petróleo e a diversificação da matriz energética ainda são argumentos políticos fortes

Biogás

Biogás

Biogás é o gás produzido por bactérias na ausência de oxigênio. O principal componente do Biogás é o Metano, também encontrado nas reservas petrolíferas e que pode até ser usado em veículos quando comprimido, o GNV.

Fossas assépticas, aterros sanitários e até sistemas de criação de animais confinados estão sujeitos a essa atuação das bactérias e produção de biogás. A solução é adotar tecnologias eficientes pela qual o gás seja totalmente capturado e sua energia aproveitada.

Dependendo da escala de produção do gás, é possível gerar eletricidade a custo viável. Atualmente, 25% da energia elétrica consumida no município de São Paulo é gerada por biogás proveniente dos aterros sanitários da cidade, onde o lixo orgânico e não-reciclável é tratado.

Em menor escala, a obtenção de biogás pode ser feita com biodigestores. Biodigestores são sistemas para tratamento de resíduos orgânicos como esgoto ou restos de alimentos. é 40% do volume total de gasolina.

Econômico

Sistemas de todos os portes são tecnologicamente e economicamente viáveis. Sistemas domiciliares possuem retorno de investimento entre 2 e 8 anos, dependendo da carga de resíduos e da demanda de energia. Sistemas industriais estão em intensa disseminação.

Ambiental

A ausência de captação e queima de biogás é um sério problema ambiental. Ao queimar o biogás, seu impacto sobre o meio ambiente é reduzido 21 vezes.
A ausência de tratamentos de esgoto e lixo é uma das principais causas de poluição dos rios e mananciais.

Social

Biodigestores domiciliares podem reduzir em 10% as despesas mensais de uma família pobre no Brasil e esse percentual é ainda maior na África.No caso dos aterros sanitários, a instalação de sistemas adequados melhora diretamente a qualidade de vida das população ao redor.

Fale Conosco

O programa Evento Neutro foi desenvolvido, em 2007, pelos profissionais da ECCAPLAN Consultoria.

Assessoramos organizações públicas e privadas na incorporação e geração de valor socioambiental.

Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade

+55 (11) 3039 8312
contato@eccaplan.com.br
(11) 98214-4404

Av. Prof. Lineu Prestes, 2242
Cidade Universitária - USP
São Paulo - SP
CEP: 05508-000

Desenvolvido por Vipads - Marketing Digital

1
Veja em poucos passos como você pode neutralizar o seu evento
Powered by