Projeto Ecomapuá

mapua

Tipo de Projeto: Florestal
Local: Breves, Ilha do Marajó / PA, Brasil
Status do Projeto: Verificado (1º Monitoramento)
Verificado por: TÜV Rheinland e RINA
Descrição: O Ecomapuá tem elevada importância na conservação da Amazônia paraense. A área se estende por milhares de hectares de vegetação densa em uma região de conservação considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio Ambiente.

Hoje, mais de 100 famílias residem na área do projeto, e dependem dos recursos naturais da floresta para sobreviver. Para contribuir com o desenvolvimento da região, o projeto promove cursos nas comunidades locais para ensinar novas formas de subsistência e gerar fontes de renda.

O Sr. Pedro, morador da comunidade, explica “Hoje a gente pratica permacultura, eu já tenho meus peixes e galinhas. Isso ajuda muito, o projeto me deu o conhecimento e material necessário para eu começar com essas atividades”.

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá conserva cerca de 90.000 hectares do bioma amazônico na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas.

Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, sendo ela uma das principais causas de desmatamento da região.

Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.